Dom Josafá Menezes é nomeado novo arcebispo de Aracaju

A Arquidiocese de Aracaju saúda a chegada de seu novo líder espiritual, Dom Josafá Menezes da Silva, nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo metropolitano. A oficialização veio através da Nunciatura Apostólica do Brasil, após o posto ter ficado vacante por quase nove meses, sucedendo a Dom João José Costa, que renunciou em 19 de julho de 2023 devido a problemas de saúde.

A nomeação de Dom Josafá foi anunciada em uma entrevista na rádio Cultura FM (107,5) em 13 de março, conduzida por Dom Vítor Agnaldo de Menezes, administrador apostólico. Participaram também do anúncio Dom José Palmeira Lessa, arcebispo metropolitano emérito, e Dom Genivaldo Garcia, bispo diocesano de Estância e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB.

Dom Josafá, cujo lema episcopal "Praedica verbum" (Prega a Palavra), oriundo da segunda Carta de São Paulo a Timóteo, traz consigo uma rica trajetória eclesiástica e acadêmica. Nascido em Salinas de Margarida, Bahia, em 2 de janeiro de 1959, foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo em 10 de março de 2005.

Sua jornada episcopal começou na Arquidiocese de Salvador, onde atuou como bispo auxiliar de 2005 a 2010. Em 26 de fevereiro de 2011, assumiu como o segundo bispo da Diocese de Barreiras, permanecendo até 2019, quando se tornou arcebispo de Vitória da Conquista. Adicionalmente, foi administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa entre maio de 2014 e setembro de 2015.

No âmbito regional, Dom Josafá desempenhou papel crucial no Regional Nordeste 3 da CNBB, atuando como bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso de 2011 a 2015, e para a Pastoral da Comunicação de 2015 a 2019, além de coordenar a Região Pastoral do Oeste da Bahia de 2016 a 2019.

Em relação à sua formação, Dom Josafá é graduado em Teologia pela Universidade Católica do Salvador, especializou-se em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma, obteve a licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense e concluiu seu doutorado em Antropologia Teológica na mesma instituição em 2001. Também foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

A chegada de Dom Josafá à Arquidiocese de Aracaju é vista como um novo capítulo de liderança e inspiração para a comunidade católica local, esperando-se que ele traga novas perspectivas e renovação espiritual para a região.