Reajuste nas tarifas de energia em Sergipe a partir de 22 de Abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (16) um reajuste nas tarifas de energia que afetará cerca de 855 mil consumidores em 63 cidades de Sergipe atendidas pela Energisa. Os novos valores serão aplicados a partir do próximo dia 22 de abril, variando de acordo com a categoria de consumo.

Para os consumidores de baixa tensão, o aumento será de 1,38%. Já para os de média e alta tensão, que inclui indústrias e comércios de médio e grande porte, o reajuste será de 0,43%. Os consumidores residenciais, classificados como B1, terão um reajuste de 1,43%.

O reajuste tarifário é calculado seguindo critérios estabelecidos nos contratos de concessão e foi influenciado por diversos fatores, incluindo os custos com transmissão de energia e pagamentos de encargos setoriais, além da exclusão de componentes financeiros que haviam sido adicionados no último processo tarifário.

Composição da Tarifa de Energia Elétrica

A tarifa de energia elétrica é composta por vários elementos. A Energisa Sergipe, responsável pela distribuição, retém apenas 28,5% do valor cobrado nas faturas. Esse montante é utilizado para cobrir custos de operação, manutenção e investimentos da distribuidora. O restante é distribuído entre as empresas geradoras de energia (31,4%), as transmissoras (6,1%) e os encargos e tributos governamentais, que representam 34% do total.

Assim, de cada R$ 100 pagos em uma fatura de energia, R$ 28,5 são destinados à Energisa Sergipe. Este esclarecimento ajuda os consumidores a entenderem melhor como seus pagamentos são alocados e o impacto dos reajustes nas suas contas de luz.