Sergipe Lidera Redução de Mortes Violentas no Brasil

Sergipe alcançou a maior redução no número de mortes violentas no Brasil, passando de 593 casos em 2022 para 458 em 2023, o que representa uma diminuição de 22,6%. Esse é o resultado mais expressivo entre todos os estados, segundo o estudo divulgado na terça-feira (12) pelo Monitor da Violência, que analisa os índices de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no país.

Os dados, que destacam a liderança de Sergipe na redução da violência, são fruto de uma parceria entre o Monitor da Violência, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na sequência, aparecem os estados do Tocantins, com uma redução de 19,8%, Rondônia, com 14,5%, Rio Grande do Norte, com 13,9%, e Pará, com 13,7%. Sergipe também se destaca no Nordeste, liderando a lista de estados da região com menor número total de mortes violentas em 2023.

Os meses de junho e julho de 2023 foram os que apresentaram a maior diminuição no número de casos, enquanto janeiro e abril tiveram os maiores índices de violência.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) ressaltou a importância dos resultados positivos obtidos pelo estado, atribuindo-os ao esforço contínuo das forças de segurança pública, incluindo policiais militares, civis e peritos criminais.

A iniciativa do Monitor da Violência, criada em 2017 para aumentar a transparência e a precisão das informações sobre segurança pública no Brasil, teve um papel crucial para a discussão de temas sensíveis da agenda de segurança pública. Em 2024, o governo federal passou a publicar dados de crimes violentos de forma mais acessível, o que levou os organizadores do Monitor a decidir pelo encerramento do levantamento periódico das mortes violentas, mantendo-se o projeto para discussões estratégicas na área da segurança.